Mais sobre nós
Onde começamos e onde queremos chegar
A ideia inicialmente surgiu quando Isabel, uma das fundadoras, saiu de Porto Alegre, retornando a Belo Horizonte. Isabel, aos 65 anos, decidiu morar perto da família e longe dos filhos, tendo a oportunidade de ter uma jovem estudante de medicina morando com ela. A partir dessa convivência, surgiu a modalidade de moradia compartilhada, não apenas como simples aluguel, mas com o compartilhamento mais amplo das questões do cotidiano entre uma pessoa jovem e uma pessoa idosa. gerando a percepção da importância da convivência intergeracional.
A partir de novas convivências, Isabel conheceu Renata e. juntas, começaram a ampliar a discussão sobre a moradia compartilhada. Por meio do convívio e dos diálogos que se seguiram, foi se constatando o quanto as pessoas idosas tem preconceito com relação aos tipos de moradias existentes e ao envelhecimento próprio e do outro, sempre postergando o aprofundamento no assunto, como se "não fosse o momento certo".
Surge ai a constatação da necessidade de se desmistificar, ressignificar, ampliar e inovar o conceito de moradia e os diversos aspectos que contemplam tanto "da porta para dentro" quanto "da porta para fora", ou seja, tanto no seu espaço (ageing in place) quanto na sociedade.
A partir dessa pesquisação, houve a necessidade de criar uma ação mais complexa que denominamos "Movimento Com partilha". Esse movimento, saindo do lugar e senso comuns, contempla desde a educação em longevidade, à formação de grupos de convivência, discussão de demandas pessoais e coletivas, e o incentivo à independência, ao protagonista, a colaboração e a inovação da pessoa idosa;

